História
Sendo a sua filosofia de atuação de cariz social e aberto à comunidade, prevalece o carácter associativo abrangendo todo o concelho de Sesimbra. Neste sentido, tem vindo a desenvolver diversas iniciativas, das quais se destacam cronologicamente as seguintes: 1979–O Centro de Apoio Sócio Cultural Unidade Zambujalense (C.A.S.C.U.Z) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), instituída por escritura pública a 13 de Novembro de 1979, tendo sido os seus estatutos publicados no Diário da Republica n.º 8 de 10 de Janeiro de 1980. A Instituição assume a gestão de um antigo Jardim Infantil situado no Zambujal;
1980-Criação de um serviço de ocupação de tempos livre (ATL);
1981-Implementação de um Centro de Convívio, dando origem ao Centro de Dia do CASCUZ;
1987-Criação do Serviço de Apoio Domiciliário na freguesia do Castelo;
1988-Finalização da edificação do edifício do ATL
1997-Elaboração de um projeto para as novas instalações que viriam a suportar as seguintes Respostas Sociais: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e SAD;
2002-Entra em funcionamento um equipamento único o qual passa a ser a sede social do CASCUZ e que alberga todas as Respostas Sociais direcionadas para a população idosa; A sua sede social passou a estar presente no novo equipamento principal, o qual alberga as respostas sociais de Lar, CD e SAD, bem como todas as estruturas administrativas, logísticas e operacionais.
2008-Entra em funcionamento as novas instalações da Infância, completamente remodeladas com 1 sala de berçário, 3 salas de Creche, 2 Salas de pré-escolar e 1 Sala polivalente.
2012-O CASCUZ procede à revisão e actualização dos estatutos, sendo os mesmos aprovados em Assembleia Geral no ano de 2010 e aprovado o seu registo definitivo pelo Instituto de Segurança Social em Janeiro de 2012.
2013-Obtém a certificação em Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001
Atualmente, o CASCUZ possuiu 105 funcionários e é constituído por três edifícios distintos, nomeadamente:
O CASCUZ procura intervir junto dos indivíduos, das famílias, e da comunidade local mais desfavorecida, implementando e dinamizando projetos com o intuito de promover a melhoria contínua da qualidade de vida dos clientes abrangidos pelo trabalho que desenvolve. O trabalho realizado é direcionado não só aos seus clientes, como também ás respetivas famílias. A Instituição procura e promove a participação de outras entidades parceiras que possam colaborar, económica e socialmente nestes projetos de desenvolvimento social, integrando toda uma vertente macro social. |