Projeto Pedagógico
O projeto pedagógico surge da necessidade de encontrar um fio condutor ao processo educativo. Assim, neste projeto estão presentes todos os aspetos pensados e articulados para que a prática educativa diária seja uma prática de qualidade. É importante refletir e estruturar as bases e os princípios curriculares que estão na origem da nossa ação quotidiana.
Assim sendo, o adulto deverá organizar e articular todos os eixos acima definidos numa perspetiva de ir ao encontro de uma prática de qualidade.
O projeto surgiu no seguimento do projeto de anos anteriores "comunicando com as famílias" o que nos levou a tomar consciência do que significa "comunicar, partilhar, estar recetivo a, trabalhar em parceria". O projeto "vamos partilhar", será construído e assente em pilares de comunicação, de partilha, de dar a conhecer ao outro o que estamos a fazer, como o estamos a fazer.
Objetivos Gerais |
Desenvolver ações de partilha para com os outros |
Objetivos Específicos |
No desenrolar deste projeto pretende-se que as crianças adquiram o conceito de si mesmas; Que ajudem os outros de forma entender o conceito de solidariedade; colaborem em projetos coletivos para que o resultado seja mais criativo; Que desenvolvam a capacidade de convivência e respeito por diferentes indivíduos que fazem parte da nossa sociedade; despertem para o respeito pela diversidade e potencialidade de cada um; Que desenvolvam a capacidade de resolução de conflitos entendam o conceito de amizade e cooperação |
Objetivos Equipa Pedagógica
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Promove atividades que levem a um conhecimento próprio das crianças e ao desenvolvimento de capacidades motoras e sensoriais; Leva as crianças a familiarizar-se com vocabulário adequado, associando-o à linguagem quotidiana, mas sem esquecer os nomes corretos; potencia o desenvolvimento de condutas como o altruísmo, o respeito, a cooperação, a amizade, a responsabilidade, a criatividade; Facilita o contato com o meio de forma a potenciar atitudes de respeito para com este; fomenta atitudes de valorização e respeito pelo espaço que nos rodeia e que deve ser utilizado por todos; Promove encontros e trocas intergeracionais de forma a desenvolver o respeito pelo outro como ser humano e com valor de sabedoria; leva as crianças a respeitar normas básicas de convivência. |