Plano de Ação 2015

Objetivos Gerais 

Objetivos Gerais

Ação a Desenvolver

Gestão

·          Desenvolver procedimentos no sentido de obter a certificação ambiental ISSO 14001.

·          Desenvolver procedimentos no sentido de obter a certificação ECO Escolas.

·          Proceder a candidaturas de concursos externos (para viatura adaptada).

·          Aumentar em 5% o número médio de frequência na infância

·          Equipar a escada de acesso ao piso superior do edifício de apoio com sistema elevatório

·          Melhorar a capacidade de armazenamento de produtos congelados no primeiro semestre de 2015

·          Reduzir o nível de endividamento abaixo dos 5%

Respostas Sociais

·          Dar continuidade à melhoria continua nos serviços desenvolvidos

·          Manter todas as medidas de segurança necessárias ao bom funcionamento dos serviços

·          Desenvolver o projeto “Sabores e tradições da nossa terra”

Recursos Humanos

·          Promover a qualidade de vida dos colaboradores

·          Efetuar parcerias para estágios curriculares

·          Efetuar formações específicas na patologia de Alzheimer

·          Efetuar formação de saúde a pelo menos 10% de colaboradores de cada resposta social até Novembro

·          Participar e desenvolver workshops infantis e de formação parental

·          Manter a parceria com o IEFP para o acolhimento de colaboradores ao abrigo do programa emprego-inserção

·          Alargar a parceria com o tribunal de Almada no sentido de acolher prestadores de serviços comunitários

Saúde

·          Desenvolver diligências no sentido de obter acordos para os serviços de fisioterapia até 2017

·          Introduzir o “Testamento Vital” e “Escala de Barthel” como instrumentos reguladores e de apoio

·          Dotar a instituição de equipamentos de oxigénio elétricos portáteis no primeiro semestre de 2015

Qualidade

·          Conseguir validar 27% dos inquéritos de satisfação

·          Ter no máximo 6 não conformidades no ano de 2015

Os objectivos especificos para cada uma das areas de intervenção são os seguintes:

Objetivos específicos

Ação a Desenvolver

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)

·          Manter a certificação ISO 9001:2008

·          Efetuar obras de remodelação do WC do piso 0 até ao mês de Setembro

·          Manter o valor de 20% de participação de clientes em atividades de treino cognitivo

·          Aumentar para 55% o número de participações de clientes na atividade de risoterapia

·          Incentivar a participação em atividades socio culturais e recreativas mantendo 85% de participação de clientes

·          Obter 90% de satisfeitos/ muito satisfeitos na globalidade dos serviços da ERPI

Centro de Dia

·          Manter a certificação ISO 9001:2008

·          Manter o valor de 20% de participação de clientes em atividades de desenvolvimento físico e psíquico

·          Aumentar para 45% o número de participações de clientes na atividade de risoterapia

·          Incentivar a participação em atividades socio culturais e recreativas mantendo 75% de participação de clientes

·          Obter 90% de satisfeitos/ muito satisfeitos na globalidade dos serviços do Centro de Dia

Serviço de Apoio Domiciliário

·          Manter a certificação ISO 9001:2008

·          Retardar/Evitar o afastamento dos clientes do seu meio natural de vida (institucionalização)

·          Desenvolver uma resposta mais individual, personalizada e próxima aos clientes e familiares

Creche

·          Manter a certificação ISO 9001:2008

·          30% das crianças colaborem em atividades de grupo até ao mês de Março

·          30% das crianças dominem várias formas de expressão até ao mês de Dezembro

·          20% das crianças obtenham conhecimentos de reciclagem até ao mês de Maio

Pré-escolar

·          Manter a certificação ISO 9001:2008

·          30% das crianças demonstrem comportamentos de entreajuda até ao mês de Julho

·          30% das crianças obtenham conhecimentos de matemática até ao mês de Maio

·          50 % das crianças obtenham conhecimentos de reciclagem até ao mês de Maio

Saúde

Saúde

Descrição

Ações a desenvolver

Medicina Geral / Enfermagem

Disponibilização de médico de clinica geral 2 vezes por semana e serviços de enfermagem 11 horas por dia

·          Preparação e administração de terapêutica diária

·          Realização de tratamentos de enfermagem diversos

·          Administração alimentar por via entérica

·          Encaminhamento de clientes para consultas médicas

Fisioterapia / Reabilitação

Disponibilizado todos os dias uteis das 9h00 às 14h00 promove a melhoria da qualidade de vida dos clientes

·          Tratamentos de fisioterapia

·          Tratamentos de Cinesiterapia Respiratória

·          Apoio na atuação em situações inesperadas

Apoio Psico-social

Disponibilizado semanalmente desenvolve treino cognitivo dos clientes

·          Desenvolver o Mini Mental State como instrumento de trabalho avaliativo na admissão do cliente

·          Formações internas tendo em conta o novo conceito de Humanitude

Recursos Humanos 

Ao Nível da gestão de Recursos Humanos a Instituição aposta no desenvolvimento de competências dos colaboradores nas mais diversas áreas, nomeadamente através da promoção de ações de formação, internas e externas, mantendo assim uma equipa dinâmica e motivada, e uma reduzida taxa de Turnover na ordem dos 3,9% uma redução de 0,7% face ao ano anterior.

A Instituição pretende também implementar um sistema de recompensas, que consiste num conjunto de instrumentos alinhados e coerentes com os objetivos macro da Instituição, o sistema de recompensas deverá valorizar também o esforço da equipa, promovendo o trabalho em equipa, a solidariedade e a interdependência entre todos os membros da mesma.

Pretendemos que o sistema de recompensas seja capaz de atrair, valorizar e potenciar as capacidades técnicas dos colaboradores, de forma a gerar motivação, desencadear valor competitivo para a instituição e potenciar um aumento de produtividade e qualidade nos serviços prestados ao cliente alinhado com a formação prevista para o ano de 2015.

Será também reforçada a continuidade do departamento de marketing dada a visível mais-valia obtida em termos de informação interna e externa, reconhecimento institucional e organização de atividades que este departamento possibilitou implementar

Atividades Recreativas e de Lazer

São desenvolvidas pelo CASCUZ atividades culturais, passeios e intercâmbios direcionados a clientes, associados, colaboradores, parceiros e comunidade em geral, no sentido de promover a interatividade e cultura da população, promovendo o envelhecimento ativo e o desenvolvimento inter-geracional.

 

Janeiro

Visita de Intercâmbio à Santa Casa da Misericórdia

Utentes

Festa de aniversariantes

Utentes

Fevereiro

Visita de Intercâmbio ao Centro Social de Lagameças

Utentes

Carnaval

Utentes

Festa de aniversariantes

Utentes

Março

Visita de Intercâmbio a Lousal

Utentes

Peregrinação a Fátima

Associados

Festa de Aniversariantes

Utentes

Abril

Visita de Intercâmbio a Moura

Utentes

Passeio ao Santuário Nª Srª da Boa Viagem-Constança

Associados

25

Comemorações do 25 Abril

Associados

Festa de Aniversariantes

Utentes

Maio

1

Dia do Trabalhador – Tarde Recreativa

Associados

3 dias

Passeio ao Algarve

Associados

Visita de Intercâmbio com Beja

Associados

Quinta Feira da Espiga (Tarde Recreativa)

Associados

Festa de Aniversariantes

Utentes

Junho

6

1ª Feira do Cavalo na Herdade Rio Frio

Associados

13

Festejos de Stº António

Associados

3 dias

Passeio: Subida do Douro

Associados

24

Festejos de S. João

Associados

29

Festejos de S. Pedro

Associados

Intercâmbio com Cediara (Aveiro)

Utentes

Festa de Aniversariantes

Utentes

Julho

Visita de Intercâmbio com Cellium (Coimbra)

Utentes

Sardinhada da Concelhia

Associados

Passeio ( local a definir)

Associados

Festa de Aniversariantes

Utentes

Agosto

Passeio ao redondo ( Rua Enfeitadas)

Associados

Visita de Intercâmbio com Benedita

Utentes

31

Santuário da Atalaia

Associados

Setembro

Visita de Intercâmbio com Castro Verde

Utentes

Passeio à Volta Saloia

Associados

Tarde Recreativa

Associados

Festa de Aniversariantes

Utentes

Outubro

Peregrinação a Fátima

Associados

Visita de Intercâmbio com Bucelas

Utentes

Festa de Aniversariantes

Utentes

Visita de Intercâmbio com Pinhal novo

Utentes

11

Dia S. Martinho

Associados

36º Aniversário da Instituição

Associados

Festa de Aniversariantes

Utentes

Dezembro

Visita de Intercâmbio com Casa do Povo Sesimbra

Utentes

Festa de Natal da Instituição

Associados

Festa de Aniversariantes

Utentes

            Nota:  

Por motivos imprevistos ou por falta de interessados, estas atividades podem sofrer alterações ou cancelamentos.

Colónias de Férias

Ilha Terceira – S. Sebastião (Açores) – Festas Sanjoaninas

Termas de S. Pedro do Sul

Retribuição da Colónia à Ilha do Pico – Concelho de S. Roque (Data a Combinar)

Colónia com Madeira (em estudo)

Financiamento e Sustentabilidade

De forma mais simplificada os fundos do CASCUZ são originários do Instituto de Segurança Social (36%), do pagamento de serviços por parte dos seus clientes (62%), de pagamentos de quotas de associados (1%) e de donativos de empresas, particulares e outras Instituições (1%).

O CASCUZ assegura o funcionamento dos serviços de acordo com o orçamento provisional para o ano de 2015, tendo em especial atenção a atual conjetura económica, a degradação económica das famílias, e a continuação da redução da natalidade. Será também tido em consideração a redução dos apoios do ISS tanto a nível institucional como a nível particular.

Nos anos de 2012 e 2014 o CASCUZ reduziu a percentagem de endividamento e o prazo médio de pagamentos a fornecedores, graças a uma planeada gestão obtendo desta forma um aumento no rácio médio de tesouraria.

Pretendemos através de uma transparente gestão manter as reduções acima referias otimizando a sustentabilidade através de parcerias com diversas entidades no sentido de otimizar a redução de despesa e promover o desenvolvimento de diversas atividades no sentido de otimizar as receitas.

Através destas medidas, e do reforço das parcerias com as mais diversas entidades o CASCUZ irá manter a o equilíbrio sustentável no seu orçamento anual.

 

Conclusão

O plano de ação 2015 pretende informar e apresentar o trabalho que a Instituição se compromete a desenvolver no cumprimento da sua missão tendo como principal objetivo elevar o grau de satisfação dos clientes e associados do CASCUZ.

Foram apresentados os objetivos gerais de gestão e operacionais para o ano de 2015 e também os objetivos especificados das diversas respostas sociais desenvolvidas.

O CASCUZ pretende dar continuidade às certificações, reconhecendo as mais-valias das mesmas, este ano de 2015 pretende iniciar uma preparação com o objetivo de obter certificações ambientais.

Está previsto uma continuidade no esforço de formação de colaboradores, e uma alteração no sistema de recompensas, bem como metodologias de proximidade no acompanhamento do trabalho desenvolvido.

O CASCUZ pretende reforçar as parcerias com outras entidades no sentido de juntar sinergias de modo a promover uma maior capacidade de sustentabilidade, apoiada por uma atenta gestão financeira e operacional.

Serão também desenvolvidos esforços no sentido de modernizar as infraestruturas e equipamentos existentes mantendo uma política de modernização e atualização dos serviços.

As certificações, reestruturações, e modernizações de infraestruturas e procedimentos a efetuar, pretendem preparar a instituição para um futuro mais competitivo em termos de oferta de respostas privadas e em termos de maior concorrência e dificuldade na obtenção de apoios governamentais. Trabalharemos no sentido de obter novos parceiros e também fortalecer o relacionamento com todos os atuais “stakeholders”. Continuaremos a analisar o desempenho dos serviços prestados através da realização de inquéritos de satisfação, mantendo um esforço de melhoria continua de serviços, efetuado por parte de toda a equipa do CASCUZ.