Plano de Ação 2015
Objetivos Gerais
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Objetivos Gerais |
Ação a Desenvolver |
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Gestão |
· Desenvolver procedimentos no sentido de obter a certificação ambiental ISSO 14001. · Desenvolver procedimentos no sentido de obter a certificação ECO Escolas. · Proceder a candidaturas de concursos externos (para viatura adaptada). · Aumentar em 5% o número médio de frequência na infância · Equipar a escada de acesso ao piso superior do edifício de apoio com sistema elevatório · Melhorar a capacidade de armazenamento de produtos congelados no primeiro semestre de 2015 · Reduzir o nível de endividamento abaixo dos 5% |
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Respostas Sociais |
· Dar continuidade à melhoria continua nos serviços desenvolvidos · Manter todas as medidas de segurança necessárias ao bom funcionamento dos serviços · Desenvolver o projeto “Sabores e tradições da nossa terra” |
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Recursos Humanos |
· Promover a qualidade de vida dos colaboradores · Efetuar parcerias para estágios curriculares · Efetuar formações específicas na patologia de Alzheimer · Efetuar formação de saúde a pelo menos 10% de colaboradores de cada resposta social até Novembro · Participar e desenvolver workshops infantis e de formação parental · Manter a parceria com o IEFP para o acolhimento de colaboradores ao abrigo do programa emprego-inserção · Alargar a parceria com o tribunal de Almada no sentido de acolher prestadores de serviços comunitários |
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Saúde |
· Desenvolver diligências no sentido de obter acordos para os serviços de fisioterapia até 2017 · Introduzir o “Testamento Vital” e “Escala de Barthel” como instrumentos reguladores e de apoio · Dotar a instituição de equipamentos de oxigénio elétricos portáteis no primeiro semestre de 2015 |
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Qualidade |
· Conseguir validar 27% dos inquéritos de satisfação · Ter no máximo 6 não conformidades no ano de 2015 |
Os objectivos especificos para cada uma das areas de intervenção são os seguintes:
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Objetivos específicos |
Ação a Desenvolver |
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Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) |
· Manter a certificação ISO 9001:2008 · Efetuar obras de remodelação do WC do piso 0 até ao mês de Setembro · Manter o valor de 20% de participação de clientes em atividades de treino cognitivo · Aumentar para 55% o número de participações de clientes na atividade de risoterapia · Incentivar a participação em atividades socio culturais e recreativas mantendo 85% de participação de clientes · Obter 90% de satisfeitos/ muito satisfeitos na globalidade dos serviços da ERPI |
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Centro de Dia |
· Manter a certificação ISO 9001:2008 · Manter o valor de 20% de participação de clientes em atividades de desenvolvimento físico e psíquico · Aumentar para 45% o número de participações de clientes na atividade de risoterapia · Incentivar a participação em atividades socio culturais e recreativas mantendo 75% de participação de clientes · Obter 90% de satisfeitos/ muito satisfeitos na globalidade dos serviços do Centro de Dia |
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Serviço de Apoio Domiciliário |
· Manter a certificação ISO 9001:2008 · Retardar/Evitar o afastamento dos clientes do seu meio natural de vida (institucionalização) · Desenvolver uma resposta mais individual, personalizada e próxima aos clientes e familiares |
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Creche |
· Manter a certificação ISO 9001:2008 · 30% das crianças colaborem em atividades de grupo até ao mês de Março · 30% das crianças dominem várias formas de expressão até ao mês de Dezembro · 20% das crianças obtenham conhecimentos de reciclagem até ao mês de Maio |
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Pré-escolar |
· Manter a certificação ISO 9001:2008 · 30% das crianças demonstrem comportamentos de entreajuda até ao mês de Julho · 30% das crianças obtenham conhecimentos de matemática até ao mês de Maio · 50 % das crianças obtenham conhecimentos de reciclagem até ao mês de Maio |
Saúde
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Saúde |
Descrição |
Ações a desenvolver |
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Medicina Geral / Enfermagem |
Disponibilização de médico de clinica geral 2 vezes por semana e serviços de enfermagem 11 horas por dia |
· Preparação e administração de terapêutica diária · Realização de tratamentos de enfermagem diversos · Administração alimentar por via entérica · Encaminhamento de clientes para consultas médicas |
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Fisioterapia / Reabilitação |
Disponibilizado todos os dias uteis das 9h00 às 14h00 promove a melhoria da qualidade de vida dos clientes |
· Tratamentos de fisioterapia · Tratamentos de Cinesiterapia Respiratória · Apoio na atuação em situações inesperadas |
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Apoio Psico-social |
Disponibilizado semanalmente desenvolve treino cognitivo dos clientes |
· Desenvolver o Mini Mental State como instrumento de trabalho avaliativo na admissão do cliente · Formações internas tendo em conta o novo conceito de Humanitude |
Recursos Humanos
Ao Nível da gestão de Recursos Humanos a Instituição aposta no desenvolvimento de competências dos colaboradores nas mais diversas áreas, nomeadamente através da promoção de ações de formação, internas e externas, mantendo assim uma equipa dinâmica e motivada, e uma reduzida taxa de Turnover na ordem dos 3,9% uma redução de 0,7% face ao ano anterior.
A Instituição pretende também implementar um sistema de recompensas, que consiste num conjunto de instrumentos alinhados e coerentes com os objetivos macro da Instituição, o sistema de recompensas deverá valorizar também o esforço da equipa, promovendo o trabalho em equipa, a solidariedade e a interdependência entre todos os membros da mesma.
Pretendemos que o sistema de recompensas seja capaz de atrair, valorizar e potenciar as capacidades técnicas dos colaboradores, de forma a gerar motivação, desencadear valor competitivo para a instituição e potenciar um aumento de produtividade e qualidade nos serviços prestados ao cliente alinhado com a formação prevista para o ano de 2015.
Será também reforçada a continuidade do departamento de marketing dada a visível mais-valia obtida em termos de informação interna e externa, reconhecimento institucional e organização de atividades que este departamento possibilitou implementar
Atividades Recreativas e de Lazer
São desenvolvidas pelo CASCUZ atividades culturais, passeios e intercâmbios direcionados a clientes, associados, colaboradores, parceiros e comunidade em geral, no sentido de promover a interatividade e cultura da população, promovendo o envelhecimento ativo e o desenvolvimento inter-geracional.
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Janeiro |
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Visita de Intercâmbio à Santa Casa da Misericórdia |
Utentes |
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Festa de aniversariantes |
Utentes |
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Fevereiro |
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Visita de Intercâmbio ao Centro Social de Lagameças |
Utentes |
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Carnaval |
Utentes |
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Festa de aniversariantes |
Utentes |
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Março |
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Visita de Intercâmbio a Lousal |
Utentes |
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Peregrinação a Fátima |
Associados |
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Festa de Aniversariantes |
Utentes |
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Abril |
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Visita de Intercâmbio a Moura |
Utentes |
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Passeio ao Santuário Nª Srª da Boa Viagem-Constança |
Associados |
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25 |
Comemorações do 25 Abril |
Associados |
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Festa de Aniversariantes |
Utentes |
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Maio |
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1 |
Dia do Trabalhador – Tarde Recreativa |
Associados |
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3 dias |
Passeio ao Algarve |
Associados |
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Visita de Intercâmbio com Beja |
Associados |
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Quinta Feira da Espiga (Tarde Recreativa) |
Associados |
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Festa de Aniversariantes |
Utentes |
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Junho |
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6 |
1ª Feira do Cavalo na Herdade Rio Frio |
Associados |
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13 |
Festejos de Stº António |
Associados |
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3 dias |
Passeio: Subida do Douro |
Associados |
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24 |
Festejos de S. João |
Associados |
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29 |
Festejos de S. Pedro |
Associados |
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Intercâmbio com Cediara (Aveiro) |
Utentes |
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Festa de Aniversariantes |
Utentes |
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Julho |
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Visita de Intercâmbio com Cellium (Coimbra) |
Utentes |
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Sardinhada da Concelhia |
Associados |
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Passeio ( local a definir) |
Associados |
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Festa de Aniversariantes |
Utentes |
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Agosto |
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Passeio ao redondo ( Rua Enfeitadas) |
Associados |
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Visita de Intercâmbio com Benedita |
Utentes |
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31 |
Santuário da Atalaia |
Associados |
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Setembro |
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Visita de Intercâmbio com Castro Verde |
Utentes |
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Passeio à Volta Saloia |
Associados |
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Tarde Recreativa |
Associados |
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Festa de Aniversariantes |
Utentes |
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Outubro |
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Peregrinação a Fátima |
Associados |
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Visita de Intercâmbio com Bucelas |
Utentes |
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Festa de Aniversariantes |
Utentes |
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Visita de Intercâmbio com Pinhal novo |
Utentes |
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11 |
Dia S. Martinho |
Associados |
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36º Aniversário da Instituição |
Associados |
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Festa de Aniversariantes |
Utentes |
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Dezembro |
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Visita de Intercâmbio com Casa do Povo Sesimbra |
Utentes |
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Festa de Natal da Instituição |
Associados |
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Festa de Aniversariantes |
Utentes |
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| Nota: |
Por motivos imprevistos ou por falta de interessados, estas atividades podem sofrer alterações ou cancelamentos. |
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Colónias de Férias |
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Ilha Terceira – S. Sebastião (Açores) – Festas Sanjoaninas |
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Termas de S. Pedro do Sul |
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Retribuição da Colónia à Ilha do Pico – Concelho de S. Roque (Data a Combinar) |
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Colónia com Madeira (em estudo) |
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Financiamento e Sustentabilidade
De forma mais simplificada os fundos do CASCUZ são originários do Instituto de Segurança Social (36%), do pagamento de serviços por parte dos seus clientes (62%), de pagamentos de quotas de associados (1%) e de donativos de empresas, particulares e outras Instituições (1%).
O CASCUZ assegura o funcionamento dos serviços de acordo com o orçamento provisional para o ano de 2015, tendo em especial atenção a atual conjetura económica, a degradação económica das famílias, e a continuação da redução da natalidade. Será também tido em consideração a redução dos apoios do ISS tanto a nível institucional como a nível particular.
Nos anos de 2012 e 2014 o CASCUZ reduziu a percentagem de endividamento e o prazo médio de pagamentos a fornecedores, graças a uma planeada gestão obtendo desta forma um aumento no rácio médio de tesouraria.
Pretendemos através de uma transparente gestão manter as reduções acima referias otimizando a sustentabilidade através de parcerias com diversas entidades no sentido de otimizar a redução de despesa e promover o desenvolvimento de diversas atividades no sentido de otimizar as receitas.
Através destas medidas, e do reforço das parcerias com as mais diversas entidades o CASCUZ irá manter a o equilíbrio sustentável no seu orçamento anual.
Conclusão
O plano de ação 2015 pretende informar e apresentar o trabalho que a Instituição se compromete a desenvolver no cumprimento da sua missão tendo como principal objetivo elevar o grau de satisfação dos clientes e associados do CASCUZ.
Foram apresentados os objetivos gerais de gestão e operacionais para o ano de 2015 e também os objetivos especificados das diversas respostas sociais desenvolvidas.
O CASCUZ pretende dar continuidade às certificações, reconhecendo as mais-valias das mesmas, este ano de 2015 pretende iniciar uma preparação com o objetivo de obter certificações ambientais.
Está previsto uma continuidade no esforço de formação de colaboradores, e uma alteração no sistema de recompensas, bem como metodologias de proximidade no acompanhamento do trabalho desenvolvido.
O CASCUZ pretende reforçar as parcerias com outras entidades no sentido de juntar sinergias de modo a promover uma maior capacidade de sustentabilidade, apoiada por uma atenta gestão financeira e operacional.
Serão também desenvolvidos esforços no sentido de modernizar as infraestruturas e equipamentos existentes mantendo uma política de modernização e atualização dos serviços.
As certificações, reestruturações, e modernizações de infraestruturas e procedimentos a efetuar, pretendem preparar a instituição para um futuro mais competitivo em termos de oferta de respostas privadas e em termos de maior concorrência e dificuldade na obtenção de apoios governamentais. Trabalharemos no sentido de obter novos parceiros e também fortalecer o relacionamento com todos os atuais “stakeholders”. Continuaremos a analisar o desempenho dos serviços prestados através da realização de inquéritos de satisfação, mantendo um esforço de melhoria continua de serviços, efetuado por parte de toda a equipa do CASCUZ.